Pular para o conteúdo principal

Afinal, o que é musicalização?

 Diferente da Educação musical, que a grosso modo envolve uma área mais específica do estudo da música, incluindo a leitura de partituras e teoria. A musicalização abrange um terreno mais amplo, pois contempla questões referentes a diversos estilos musicais e como a música se manifesta dentro de cada cultura. Nesse caso não há o foco em teorias musicais ou aprendizagem de um determinado instrumento, mas sim noções de música.

Na musicalização é possível colocar o aluno em contato com diversos segmentos e ritmos, explorando a cultura pelo mundo em várias épocas, compreendendo a música dentro de um contexto sociocultural através de atividades dinâmicas com instrumentos musicais e materiais variados aprendendo a se expressar através da arte.

É possível qualquer educador ensinar musicalização?

A música é uma das formas mais antigas de arte, nossa voz, nosso corpo são instrumentos naturais de auto expressão. Até mesmo antes de nascer, o bebê tem o contato com os sons do coração da mãe, essa é a primeira música da vida, que embala e acalma desde os primeiros momentos dessa vida em formação. 

Somos seres musicais e podemos desenvolver essa capacidade em nós mesmos e nos outros. 

 A vivência promovida pela musicalização permite à criança o desenvolvimento da capacidade de expressar-se de modo integrado, realizando movimentos corporais enquanto canta ou ouve uma música. Qualquer indivíduo que teve uma exposição frequente à música pode manipular o som, o ritmo e o timbre para participar com algumas habilidades de atividades musicais, incluindo a composição, o canto ou a execução de instrumentos.

Através das experiências com  som e ritmo, jogos e brincadeiras, que o aprendizado musical chega às crianças. Esse despertar musical, desde o berço, é muito rico para a formação da criança. Assim estaremos formando futuros ouvintes, artistas, ou pessoas sensíveis e equilibradas.

Pra analisarmos o papel do professor não especialista em música que almeja levar essas atividades para auxiliar o ensino em sala de aula, é importante salientar que a formação continuada, bem como o estudo é o que fará toda a diferença para a criação de um ambiente envolvente e que possibilitará a exploração de todos os recursos possíveis. 

A maioria dos profissionais em educação não são especializados no ensino de música e suas particularidades, espero poder contribuir de forma positiva para que todos possam trazer novidades para sua prática, para termos crianças interessadas e motivadas, formando assim cidadãos críticos em uma sociedade mais justa.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que as crianças mordem?

Prevenção contra as drogas

Conversar com crianças sobreo consumo de drogas envolve uma abordagem que se concentra na construção de resiliência, na promoção de um ambiente familiar e escolar seguro e no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Existe  um conjunto de estratégias que se complementam para criar um impacto positivo duradouro. As rodas de conversa são recursos indispensáveis para promover o diálogo e introduzir novos assuntos de interesse da turma, proporcionando ao educador conhecer como as crianças pensam e mediar um debate respeitoso, democrático.

Regras de bom comportamento ilustrado

Todo início  de ano temos a mesma preocupação: como será  o comportamento  da nova turminha. Acho imprescindível  desenvolver desde cedo o dialogo sobre respeito e limites para que a aprendizagem ocorra da melhorforma possível.  Envolver as crianças na criação das regras, formulando-as de forma positiva (o que fazer, não o que não fazer) e com linguagem simples, usar recursos visuais (cartazes, desenhos) para registro, revisar  periodicamente e reforçar o cumprimento com elogios e diálogo, focando na responsabilidade coletiva e no respeito mútuo, promove autonomia e pertencimento.