Diferente da Educação musical, que a grosso modo envolve uma área mais específica do estudo da música, incluindo a leitura de partituras e teoria. A musicalização abrange um terreno mais amplo, pois contempla questões referentes a diversos estilos musicais e como a música se manifesta dentro de cada cultura. Nesse caso não há o foco em teorias musicais ou aprendizagem de um determinado instrumento, mas sim noções de música.
Na musicalização é possível colocar o aluno em contato com diversos segmentos e ritmos, explorando a cultura pelo mundo em várias épocas, compreendendo a música dentro de um contexto sociocultural através de atividades dinâmicas com instrumentos musicais e materiais variados aprendendo a se expressar através da arte.
É possível qualquer educador ensinar musicalização?
A música é uma das formas mais antigas de arte, nossa voz, nosso corpo são instrumentos naturais de auto expressão. Até mesmo antes de nascer, o bebê tem o contato com os sons do coração da mãe, essa é a primeira música da vida, que embala e acalma desde os primeiros momentos dessa vida em formação.
Somos seres musicais e podemos desenvolver essa capacidade em nós mesmos e nos outros.
A vivência promovida pela musicalização permite à criança o desenvolvimento da capacidade de expressar-se de modo integrado, realizando movimentos corporais enquanto canta ou ouve uma música. Qualquer indivíduo que teve uma exposição frequente à música pode manipular o som, o ritmo e o timbre para participar com algumas habilidades de atividades musicais, incluindo a composição, o canto ou a execução de instrumentos.
Através das experiências com som e ritmo, jogos e brincadeiras, que o aprendizado musical chega às crianças. Esse despertar musical, desde o berço, é muito rico para a formação da criança. Assim estaremos formando futuros ouvintes, artistas, ou pessoas sensíveis e equilibradas.
Pra analisarmos o papel do professor não especialista em música que almeja levar essas atividades para auxiliar o ensino em sala de aula, é importante salientar que a formação continuada, bem como o estudo é o que fará toda a diferença para a criação de um ambiente envolvente e que possibilitará a exploração de todos os recursos possíveis.
A maioria dos profissionais em educação não são especializados no ensino de música e suas particularidades, espero poder contribuir de forma positiva para que todos possam trazer novidades para sua prática, para termos crianças interessadas e motivadas, formando assim cidadãos críticos em uma sociedade mais justa.
Comentários
Postar um comentário