Pular para o conteúdo principal

Musicalização Infantil



A musicalização na Educação Infantil

A música é facilitadora do processo de aprendizagem pois ajuda no desenvolvimento psicomotor, cognitivo, sócio afetivo e da linguagem ampliando o repertorio linguístico e do vocabulário.
Através das atividades musicais podemos trabalhar a imaginação, ritmo, memória, o gosto pela música e seus vários segmentos, apreciação e conhecimento de sons e instrumentos musicais, socialização e afetividade.
 Em uma atividade podemos abranger várias linguagens e abordar diversas áreas favorecendo a construção do conhecimento.
Cantar, dançar, expressar-se de várias formas, pode ser extremamente prazeroso às crianças, e os leva a um desenvolvimento saudável.
Neste blog pretendo postar algumas praticas de sala de aula. Atividades que venho desenvolvendo e seus resultados, bem como a troca de ideias e assim, enriquecer o trabalho pedagógico de todos nós. 




Atividade com sons graves e agudos.

A criança escolhe seu instrumento preferido. Estando todos com suas escolhas deixe que explorem cada instrumento. Deixei que tocassem alternando som e silêncio. Após esse momento nós classificamos os sons graves, que chamamos de elefantes e os agudos ou mais fracos, as formiguinhas.
Utilizei uma música que não poderei divulgar devido aos direitos autorais, mas podemos encontrar dentro do folclore outras que poderiam se encaixar nesta atividade de preferência com três estrofes. Hora tocam as formiguinhas, hora os elefantes ( de acordo com a música), e em um determinado momento, todos juntos.
Esse tipo de atividade pode ser feita de acordo com a criatividade do professor.
É importante ter sensibilidade e conhecer músicas infantis de qualidade, e assim planejar as atividades.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que as crianças mordem?

Prevenção contra as drogas

Quiet book, livro sensorial em feltro

 Livro sensorial, também conhecido como “quiet book”, é um livro infantil com o objetivo de desenvolver a coordenação motora fina e estimular os sentidos de bebês e crianças pequenas. Os meus são feitos de feltro, com peças ou objetos para encaixe e atividades interativas. A proposta dos livros sensoriais é promover o desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor da criança. Assim, ao manipular suas páginas, o pequeno aprende mais e tem seus sentidos despertados pelas diferentes texturas, sons e imagens. Desenvolvi as atividades dos livros que criei pensando no desenvolvimento global da criança, com experiências capazes de estimular várias áreas do conhecimento. Pode ser montado de acordo com sua preferência levando-se em consideração a idade da criança, suas preferências de cores e personagens. Adquira o eu pelo link da minha lojinha na Elo7: