Pular para o conteúdo principal

Vamos conversar sobre Autismo?

Como reconhecer alguns traços de autismo nas crianças

As principais características em uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) é o comportamento diferenciado, e entender sua linguagem  é importante para garantirmos sua qualidade de vida.
O autismo é um condição do desenvolvimento neurológico que causa alterações na comunicação da criança, interação com outras pessoas e o ambiente. Isso pode resultar em dificuldade para se expressar e socializar, agitação e em alguns casos movimentos repetitivos, presença de falas sem significado ou contexto, 
Segundo a dra Beatriz Beltrame, pediatra e autora no blog Tua Saúde, Os primeiros sinais e sintomas de autismo são identificados, geralmente, por volta dos 2 a 3 anos de idade, período em que a criança tem uma maior interação com as pessoas e o ambiente. Porém, alguns sinais podem ser tão leves que pode demorar até que a pessoa entre na adolescência, ou na vida adulta, para serem identificados.
Ao perceber qualquer traço de autismo o educador deverá contatar a equipe escolar para uma conversa com os pais e em comum acordo encaminhar a criança para ser diagnosticada por vários especialistas, pois é preciso avaliar de forma global, já que essas características podem ser confundidas com outras dificuldades motoras ou de linguagem.
Esse diagnóstico norteará o trabalho interdisciplinar que irá apoiar a criança em seu desenvolvimento com as devidas adaptações no ambiente escolar e prática docente.
É imprescindível abrir mão dos rótulos que limitam as possibilidades de qualquer criança demonstrar seu potencial e se desenvolver.  
Ainda tem dúvidas, vamos estudar juntos?
Comente e compartilhe para discutirmos esse assunto tão importante e cada vez mais presente no ambiente escolar.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que as crianças mordem?

Prevenção contra as drogas

Regras de bom comportamento ilustrado