Pular para o conteúdo principal

Vamos conversar sobre Autismo?

Como reconhecer alguns traços de autismo nas crianças

As principais características em uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) é o comportamento diferenciado, e entender sua linguagem  é importante para garantirmos sua qualidade de vida.
O autismo é uma condição do desenvolvimento neurológico que causa alterações na comunicação da criança, interação com outras pessoas e o ambiente. Isso pode resultar em dificuldade para se expressar e socializar, agitação e em alguns casos movimentos repetitivos, presença de falas sem significado ou contexto.
Segundo a dra Beatriz Beltrame, pediatra e autora no blog Tua Saúde, Os primeiros sinais e sintomas de autismo são identificados, geralmente, por volta dos 2 a 3 anos de idade, período em que a criança tem uma maior interação com as pessoas e o ambiente. Porém, alguns sinais podem ser tão leves que pode demorar até que a pessoa entre na adolescência, ou na vida adulta, para serem identificados.
Ao perceber qualquer traço de autismo o educador deverá contatar a equipe escolar para uma conversa com os pais e em comum acordo encaminhar a criança para ser diagnosticada por vários especialistas, pois é preciso avaliar de forma global, já que essas características podem ser confundidas com outras dificuldades motoras ou de linguagem.
Esse diagnóstico norteará o trabalho interdisciplinar que irá apoiar a criança em seu desenvolvimento com as devidas adaptações no ambiente escolar e prática docente.
É imprescindível abrir mão dos rótulos que limitam as possibilidades de qualquer criança demonstrar seu potencial e se desenvolver.  
Ainda tem dúvidas, vamos estudar juntos?
Comente e compartilhe para discutirmos esse assunto tão importante e cada vez mais presente no ambiente escolar.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que as crianças mordem?

Prevenção contra as drogas

Conversar com crianças sobreo consumo de drogas envolve uma abordagem que se concentra na construção de resiliência, na promoção de um ambiente familiar e escolar seguro e no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Existe  um conjunto de estratégias que se complementam para criar um impacto positivo duradouro. As rodas de conversa são recursos indispensáveis para promover o diálogo e introduzir novos assuntos de interesse da turma, proporcionando ao educador conhecer como as crianças pensam e mediar um debate respeitoso, democrático.

Regras de bom comportamento ilustrado

Todo início  de ano temos a mesma preocupação: como será  o comportamento  da nova turminha. Acho imprescindível  desenvolver desde cedo o dialogo sobre respeito e limites para que a aprendizagem ocorra da melhorforma possível.  Envolver as crianças na criação das regras, formulando-as de forma positiva (o que fazer, não o que não fazer) e com linguagem simples, usar recursos visuais (cartazes, desenhos) para registro, revisar  periodicamente e reforçar o cumprimento com elogios e diálogo, focando na responsabilidade coletiva e no respeito mútuo, promove autonomia e pertencimento.